De acordo com uma pesquisa recente da Kantar, empresa líder mundial em dados, insight e consultoria, o e-commerce foi o único canal de compras que cresceu nos lares brasileiros, registrando um aumento de 1,4% e alcançando cerca de 14 milhões de lares. O estudo, chamado Consumer Insights Q1 2024, também mostrou que os novos compradores de e-commerce estão impulsionando o volume de compras por viagem, enquanto os consumidores mais fiéis compram com uma frequência de 6,1 visitas.
Interessantemente, diferentes canais de acesso ao e-commerce têm públicos distintos: o WhatsApp é popular entre os maiores de 50 anos, enquanto aplicativos de delivery são preferidos por adultos até 39 anos. Plataformas como Mercado Livre e Amazon são mais usadas por lares com crianças, enquanto lojas que operam online e offline são preferidas por lares sem crianças.
As baixas temperaturas impulsionam as vendas de categorias específicas no varejo alimentar. Dados da Scanntech mostram que produtos relacionados à indulgência apresentam o maior incremento nas vendas durante o inverno. Itens que oferecem praticidade também se destacam, como:
Esses produtos, além de atenderem às necessidades dos consumidores durante o frio, também ajudam a aumentar o ticket médio e as margens dos varejistas.
A tecnologia está permitindo que as empresas utilizem dados para gerar insights valiosos. Um estudo de 2024 da Snowflake Computing com a Harvard Business Review mostra que empresas que baseiam suas decisões em dados têm maior longevidade.
No varejo, a coleta de informações ocorre via Pontos de Vendas (PDVs), feedback dos clientes, históricos de compras e outras fontes, permitindo identificar tendências, prever ações futuras e criar recomendações personalizadas. A análise de dados é essencial para transformar o varejo, oferecendo vantagens competitivas e crescimento sustentável.
[Leia o conteúdo na íntegra]
No Latam Retail Show 2024, você terá a chance de explorar essas tendências e muito mais. Com mais de 250 palestrantes renomados, sessões interativas e trilhas de conteúdo gratuitas, este evento oferece uma oportunidade única para aprender, fazer networking e se destacar no mercado.
Se você ainda não se inscreveu, garanta sua participação no maior evento de varejo da América Latina!
[Garantir minha credencial gratuita]
Esperamos te ver no Latam Retail Show 2024! Até lá, continue acompanhando nossas atualizações para mais insights e novidades sobre o setor varejista.
Até a próxima!