fbpx

Não se inspire apenas com seu concorrente!

McCartney’s early eco-activism. “This is an issue that Stella had championed for 10, 15, 20 years…

No final de agosto realizamos, em São Paulo, mais uma edição do nosso Study Tour, onde escolhemos os mais recentes e melhores exemplos de lojas com foco em temas como inovação, posicionamento, gestão, propósito, entre outros.

Se em um dos meus artigos passados eu explorei um pouco sobre a questão dessas visitas técnicas (e que você pode ler aqui), uma das questões que tem me chamado a atenção é a necessidade de engajar o varejista brasileiro a buscar exemplos fora de seu modelo de negócio.

Na busca por inovação, é comum que um dono de supermercado queira conhecer bons exemplos ou boas práticas somente em supermercados, assim como algum dono de shopping também só deseja conhecer os bons exemplos de seu setor.

Eu acredito que esse é um erro, e mais comum do que se imagina. O varejista precisa entender que tudo o que o cerca pode ser uma inspiração para o seu negócio, principalmente quando falamos em exemplos de marcas de varejo e consumo. No final, estamos sempre falando em como encantar e engajar consumidores.

Para se ter uma ideia, certa vez, um dono de postos me confidenciou que pouco teria a aprender com uma empresa que tinha excelência em serviços como foco, pois seu negócio era apenas a venda de combustível. E não seria o frentista um dos pontos mais frágeis da relação entre um posto e seu consumidor, alguém que deveria ter um foco ímpar na prestação de serviços e na excelência desses?

Eu acredito que é quando o varejista abre sua visão para conhecer diferentes formatos e negócios que a inspiração para algo surpreendente em seu negócio pode aparecer. Não tenho dúvidas de que as peculiaridades de bom supermercado podem ensinar a um dono de depósito de materiais de construção, assim como esse pode ensinar algo a um magazine e assim por diante. É uma cadeia interminável de oportunidades.

Penso que é até mesmo engraçado achar que uma visão limitada apenas ao seu segmento pode direcionar o negócio, uma vez que se estamos analisando apenas nosso mercado e as práticas já existentes nesse, o máximo que podemos é copiar o que está sendo feito, ao invés de criar algo novo de fato.

Não se inspire apenas com seu concorrente. Uma boa resposta ao seu negócio pode estar onde você jamais esperaria. Seja curioso, inusitado, busque aprender com todos os negócios que você tem contato no seu dia a dia.

Seu negócio, seu mercado e seus consumidores agradecem.

8 comentários

  1. female pink viagra 100mg pills viagra australia viagra chea

  2. I conceive this internet site holds some rattling excellent information for everyone :D. “Experience is not what happens to you it’s what you do with what happens to you.” by Aldous Huxley.

  3. Superb blog! Do you have any recommendations for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally overwhelmed .. Any tips? Many thanks!

  4. My wife and i felt absolutely happy Ervin managed to carry out his homework through the ideas he got while using the weblog. It is now and again perplexing to just find yourself releasing facts which often many people might have been trying to sell. We acknowledge we need the writer to thank for this. All of the explanations you have made, the easy site menu, the relationships you will assist to instill – it is many superb, and it’s really assisting our son in addition to the family feel that this subject matter is fun, which is extraordinarily pressing. Thank you for all!

  5. That is a good tip especially to those fresh to the blogosphere.

    Short but very precise information… Appreciate your sharing this one.
    A must read post! 0mniartist asmr

  6. I believe everything said was very reasonable. However, what about this?
    what if you added a little content? I am not suggesting your information is not good, but what if you added a title to maybe get folk’s attention? I mean Não se
    inspire apenas com seu concorrente! | Latam Retail Show is
    a little boring. You ought to look at Yahoo’s front page and see how they create news headlines to get viewers interested.

    You might add a related video or a pic or two to get readers interested about everything’ve
    written. Just my opinion, it would bring your posts a little livelier.
    0mniartist asmr

  7. This paragraph will assist the internet visitors for setting up new webpage or even a blog from start to
    end. asmr 0mniartist

  8. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this superb blog! I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will talk about this site with my Facebook group. Talk soon!

Deixar uma resposta